sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Mulheres plus size

Sempre surgem muitas dúvidas na hora de atender uma cliente na loja plus size. São muitos os mitos e são muitos os medos de ambas as partes (atendente e cliente). Tenho algumas clientes plus size que admiro muito por sua forma montar seus looks diário. Quando conversei um dias desses com uma delas percebi que o que a diferencia do resto é aceitar-se. Partindo desse amor próprio sugiro seguir as seguintes dicas da estilista Mônica Angel, que há 22 anos faz roupas para mulheres que usam dos manequins 46 ao 56 para a marca Palank Fashion.

1) Não se deve usar roupas largas, para não chamar atenção ao tamanho e sim para o bom gosto na hora de se vestir.

2) Lembre-se de que gordinhas também têm formas e que é importante manter a proporção equilibrada e fazer a compensação. Se o corpo da mulher tem formato de pêra ou de um triângulo investido, diferentes tipos de peças são necessários.

3) Se a mulher tiver muito busto, evite blusas muito fechadas, como as inspiradas nos anos 1950, pois fazem os seios parecerem ainda maiores. Prefira sempre decotes tipo canoa. Mas se quiser vestir modelos mais altos, use alguns truques, como um colar com pendente sobre a roupa, ou um lenço amarrado com a ponta para baixo. “Dá o efeito de um decote, pois quebra a horizontalidade da roupa”, disse Monica.

4) Mulheres plus size podem sim usar mangas bufantes, desde que elas tenham sido confeccionadas mais para dentro da peça. A roupa deve ter volume nos ombros, mas não sair do corpo.

5) Não se vista toda de preto ou use todas as peças em um único tom. Pois fica parecendo uma enorme massa sem forma. Se quebrar a silhueta com um cinto, cores ou até recortes fica parecendo mais esguia.

6) Nunca use roupas apertadas. Pois dá a impressão de que é maior ainda e, pior, que engordou e não comprou roupas novas.

7) Modelo de corte tipo império, com recorte logo abaixo do busto, é boas opções. Define o colo e deixa o corpo solto, escondendo pneuzinhos.

8) Estampas são sim permitidas, até as de bichos. Valem também as gráficas e abstratas. Pois confundem a silhueta tirando atenção do tamanho. Só tome cuidado para não usar estampas grandes em partes mais volumosas, como uma grande flor no meio da barriga.

As dicas estão ai... agora é só usar a criatividade!

Bom final de semana a todas...

Beijos

Jô Tornquist


3 comentários:

  1. Sou PLUS SIZE,

    Do tipo que se aceita, e quase esganei uma vendedora sabado.

    Eu visto M da loja e pedia M e ela so me dava G, e todo modelo ela dizia é lindo e vai
    despistar ... fui extressando ate que eu disse uma vez não quero despistar nada, ai ela continuo na falta de preparo dela e aquilo me irritandooooooo ate que não aguentei pei que separesse o que eu queria e fui a vendedora que sempre me atende e falei nao consigo comprar com ela volto mais tarde.

    Agi grossamente eu sei, a menina pode ser novata e talz mais faltou noção em insistir em me mostrar o maior e ainda querer me fazer disfarçar.

    Conheça o http://belezasemtamanho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. eu não sou cheiinha, ams tenho busto grande oqe dependendo da roupa dá essa impressão..
    abuso de roupas mais abertas, mas confesso, odeeiiiio decote :( as vezes eh dificil não fica estranha ;/

    ResponderExcluir
  3. Kalli acho que hoje as modelagens das peças tb ajuda as vendedoras a trabalahrem contra elas mesmo. O M de uma marca as vezes é um PP... É muito importante sempre dar um retorno "olha, essas peças estão ficando muito grandes pode ver elas num tamanho menor?" Mas tb tudo depende!!
    E Marcia, acho que o importante do decote é não ser exagerado... precisa ser meio termo. Não concorda comigo??

    ResponderExcluir